INTERIORES | A casa contemporânea

INTERIORES | A casa contemporânea

A casa é o sítio onde podemos ser quem somos.

Muitas vezes procuramo-nos fora de casa, quando a verdadeira procura nos leva de volta para o nosso refúgio. É uma surpresa para si esta frase?

É em casa, rodeados pelas nossas escolhas, que nos encontramos plenamente. A casa é o prolongamento de quem somos.

No livro Homes for our time, de Philip Jodidio, entramos dentro de algumas das mais belas casas contemporâneas. É certo que são casas extraordinárias em localizações muito distintas, com uma arquitetura notável e construção singular, mas com mais em comum entre elas do que poderíamos pressupor.

As três casas que lhe vou mostrar têm estilos diferentes, que me levam para sítios completamente diferentes.

Inspire-se.

1) RED HOUSE (CROSSON Architects Ltd) - AUCKLAND, NOVA ZELÂNDIA

A Red House é uma casa compacta na forma de cubo abstrato situado no meio de uma floresta – uma caixa encerrada dentro das árvores. No interior, um plano aberto rústico e acolhedor onde vislumbramos uma coleção peculiar de prateleiras, armários e outras recordações do passado. Grandes claraboias permitem que o sol penetre e os vidros envolventes proporcionam uma conexão com a vegetação envolvente.
Nesta casa antecipamos movimento, refeições em família e convívios com amigos. Música ambiente quente e ritmada, propícia a momentos de alegria, mas também nostalgia do que já passou.

Combina com: Havana Breeze Vela, Havana Breeze Sabonete de mãos

2) GRACE STREET LIVE/WORK (VEEV DESIGN) - SÃO FRANCISCO, EUA

Localizada num bairro de São Francisco, esta casa revestida a alumínio é um santuário citadino e refúgio interno da sua proprietária, também arquiteta responsável pelo projeto. Percebemos que a concebeu como uma coreografia de vários materiais, camadas de diversas transparências e cores, que juntas definem espaços e acrescentam personalidade. Existe um lado mais privado, mais intimista, que nada compromete a exposição à luz solar. A camada mais externa é composta por folhas de alumínio perfuradas que definem a fachada transparente da casa. Uma vez lá dentro, as prateleiras de alumínio são preenchidas por objetos de cores suaves e formas delicadas, sinais de um caráter ousado, feminino e independente.


Combina com: Nine 1/2 Weeks Vela, Nine 1/2 Weeks Sabonete de mãos

3) SEASIDE HOUSE (SHINICHI OGAWA) - KANAGAWA, JAPÃO

Esta Seaside House na província de Kanagawa , é uma casa minimalista em que o branco impera, quase sem móveis e objetos. A inexistência de ruído visual liberta os seus ocupantes para uma experiência sensorial imersiva, no oceano em frente. Grandes vidros possibilitam estas vistas panorâmicas do oceano Pacífico Norte.
A casa é um retiro de fim-de-semana. Como se durante esses dois dias a vida se desenvolvesse sempre nesta tela azul, que começa dentro de casa na piscina infinita, que percorre a varanda, e se estende até ao oceano Pacífico. Nada mais importa quando se chega a este paraíso na Terra.

Combina com: Paradise Vela, Paradise Sabonete de mãos

 

Fotografias do livro Homes for our time

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.