EM CONVERSA | Iara Matos

EM CONVERSA | Iara Matos

Licenciada em Comunicação na Universidade Católica Portuguesa e com pós-graduação em Fashion Buying e Merchandising no Istituto Marangoni, Iara Matos é a criativa por detrás do instagram @hypnosaurora, página onde partilha a sua fotografia. Conversei com a Iara sobre o que a inspira, as suas memórias olfativas, rituais, músicas...

CONTA-ME SOBRE TI 

Começou pela necessidade de desfocar de mim, da minha cabeça. De repente apercebi-me que enquanto fotografava conseguia focar, passando o pleonasmo, só naquilo que procurava com a lente. Hypnos (da mitologia grega, Deus do sono), Aurora (do Latim, amanhecer), escolhi este nome porque me fez sentido juntar estes dois conceitos, este navegar entre o sonho e a realidade.

QUAIS AS TUAS MAIORES FONTES DE INSPIRAÇÃO NA FOTOGRAFIA? 

Quando criei esta página comecei a seguir outros fotógrafos (de todos os estilos),
videógrafos, artistas plásticos, músicos. Artistas de todo o mundo e de outras realidades. Eles inspiram-me, tenho conhecido pessoas e formas de expressão muito interessantes. Às vezes até das formas mais inesperadas.

Por exemplo, quem me conhece sabe que não posso com sangue. Mas de repente encontrei uma peça de arte feita do sangue da artista com veneno captados em microscópio e foi das coisas mais bonitas que vi ultimamente. E só quando li a descrição é que fiquei a saber que aqueles tinham sido os materiais que ela usou. O mais engraçado foi descobrir que ela própria tem uma fobia com sangue e aquela foi a forma dela de expressar isso. Procuro muito o belo, o novo ou aquilo que é diferente mas com sentido. Ponho os fones, geralmente com uma das minhas playlists (de acordo como mood do dia) e ando até encontrar algo que me puxe para disparar.

pessoa com máscara a ler o jornal

QUE EMOÇÃO GOSTAS DE PROVOCAR NAS PESSOAS QUE CONHECEM AGORA O TEU TRABALHO? 

Quero que se permitam a todas as emoções, se lhes causar alguma, seja ela qual for, já fico contente. Gostava muito de provocar às pessoas a necessidade de olhar mais de uma vez, outra e outra vez. Que observem, que coloquem questões. Isso era o que eu gostaria.

RITUAIS FAVORITOS PARA DESLIGAR E RELAXAR? 

Fotografar está implícito, mas gosto muito de editar também, de pegar numa fotografia e dar-lhe uma nova leitura através dessa alteração. Para além disso gosto muito de fazer caminhadas ou de acender várias velas para um banho de imersão ou até para um duche rápido. Tudo isto sempre com música, preciso disso.

O QUE ANDAS A OUVIR ULTIMAMENTE? 

Maro e Harry Styles. Não lhes conheço uma música da qual não goste. São brilhantes. E Techno sempre que preciso de um boost de energia.

MELHOR MEMÓRIA DE UM PERFUME/AROMA? 

O aroma de sândalo… Lembra-me dos dias que passava em criança na casa de duas grandes amigas. Do tanto que nos divertíamos e riamos juntas. De resto, o perfume de algumas pessoas. É algo que nos transporta automaticamente.

EMOÇÃO PERFUMADA LILY BROWN FAVORITA? 

Secret Hamman, gosto da permanência do aroma no espaço.

Secret Hammam Vela, LILY BROWN

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.